sábado, 26 de junho de 2010

Vila Vintém ganha última eliminatória do Batalha de Bandas


Quarta (23), mais de 200 pessoas foram votar por sua banda favorita


Vila Vintém é eleita pelo público e internautas

O Garagem 979 ainda terminava seus retoques finais na reforma - que impossibilitou a tocada lá semana passada -, quando os palafitas chegaram pra arrumar o local. A festa em plena quarta-feira não impediu que bem logo se visse um monte de camisas pretas ao redor do local. A expectativa pela última banda que entraria na programação do III Festival Quebramar era grande, só na internet foram 828 votos de democracia rockeira.

A hora do vamo ver
Diferente do evento passado, desta vez foram cinco bandas disputando: a Eskrro, por algum motivo desconhecido, desistiu. No mais, foi só "oba-oba", digamos.

Quem começou foi a Domínio Elétrico - que de fato tem seu som agora mais redondo e sujo -, com uma baterista que desce a mão mesmo; num momento recital "anarco-punk-visceral", logo Thiago Gama (vocal-guitarrista-fundador-poeta-letrista) soltou pérolas digníssimas de si mesmo, do tipo: "É mais fácil mudar o mundo do que o Brasil!". Oras, o Brasil tá em qual planeta?

Depois veio a Cerimonial Sombrio com um som bem tocado, porém morno enquanto performance - exceto o baterista que tava pirando, e no final, virou uma garrafa de goró. Foi ouvido pelos corredores que uma música deles era chupação do Tristania...enfim, o público curtiu bastante.

Aí vieram Os Arranjados, o vocalista regado a água mineral (dando exemplo de conduta aos que não cuidam de suas cordas vocais, rs), no início retraído, foi se soltando e animando o público e seus companheiros. Foi um momento realmente alto da noite, começou um alvoroço de soco-soco-bate-bate novamente digno do Liberdade ao Rock, receita que contribuiu para a vitória da Nova Ordem, semana passada.

Quando a Novos e Usados deu o play no seu show, o lugar tava meio esvaziado - a banda anterior saiu e levou todo mundo junto -, resultanto numa vibe não tão animada quanto a apresentação deles. Seu som feijão com arroz (rock machinho de bar, estilo Rock Rocket), talvez fosse o mais redondo, pé no chão e de timbragem mais legal, porém, não ultrapassava a barreira das letras, inerente a própria proposta. "Porra, até que é legal, mas eles só falam de mulher e cerveja!", disse um menino.

Vencedora da noite: a corda arrebentou na primeira música


A mais votada na internet, a Vila Vintém, mal começou e teve que interromper seu show: arrebentou uma corda da guitarra do vocalista Diego Moura. Após todos ficarem com cara de paisagem esperando a troca de guitarras, finalmente o som volta aos conformes. Há dois anos com o mesmo repertório, os rapazes ainda não conseguiram tirar os pés dos Los Hermanos e o suavizar o peso inapropriado das canções, de letras rebuscadas e bom vocal, que pedem arranjos mais orgânicos. Acima de tudo, fica a pergunta: porque o guitarrista fica com aquele timbre e solos, como se fosse o Slash?

A hora do pesadelo

A banca de jurados foi composta por Camila Karina (jornalista blogueira), Jenifer Nunes (vocal da Mini Box Lunar), Hanna Paulino (vocal da Hidrah), Rudja Catrine (blogueira) e Bruna Barbosa (Palafita Comunicação). Foram dois votos pra Vila Vintém contra três d`Os Arranjados.


Na votação da internet, quem ganhou foi a Vila Vintém com 348 votos. Colados neles, ficou Os Arranjados, com 336. Seguido por Domínio Elétrico, 65; Cerimonial Sombrio, 53; Eskrro, 17 e por último, Novos e Usados, com 11.

Diferente da primeira batalha, onde o público permaneceu civilizado, a segunda noite parecia uma votação na bolsa de valores - com todos gritando e de mãos levantadas -, ficou até difícil fazer a contagem da votação. Fechando as cortinas e instaurando o caos, a banda Agressão Verbal finalizou a noite com breve apresentação.

Nenhum comentário: