sábado, 26 de junho de 2010

III Festival Quebramar se aproxima


O Brasil desfruta da mais efervescente cena de música alternativa da sua história. Com a plataforma digital para divulgar e produzir livremente suas obras, os artistas da nova geração surgem aos montes e se criam com a mesma velocidade das tecnologias que os acompanham. Atualmente, para filtrar tantos músicos, há festivais, que dão oportunidades de tocar ao grande público e, quem sabe, se destacar. Só na Associação do Festivais Independentes (ABRAFIN), são 41 festivais espalhados pelo país inteiro, fora os que não fazem parte da entidade.

O Amapá está dentro dessa rota, e quem o representa é o Festival Quebramar. Já na primeira edição, em 2008, foi apontado como um dos cinco mais promissores festivais do país pela a revista BRAVO! - de alcance nacional e especializada em cultura -, trazendo nomes como Macaco Bong e Mopho. Em 2009, realizado no anfiteatro da Fortaleza de São José, seu público chegou a 4.000 pessoas, que se agitaram ao som de Ratos de Porão, Facas Voadoras e Delinquentes. Agora, em seu terceiro ano, se consagra como o maior festival do gênero no estado.

Em 2010, o Quebramar ocorrerá nos dias 08, 09 e 10 de julho. A Fortaleza de São José de Macapá, uma das sete Maravilhas do Brasil, será novamente o cenário deste grande evento, onde o público poderá esbaldar-se com muita música, debates, workshops entre outras atividades que pretendem fortalecer e profissionalizar os artistas, produtores e agentes locais.


Realizado pelo Coletivo Palafita, organização auto gestionária formada por artistas e agentes de mídias independentes que desde 2006 desenvolve trabalhos na área da cultura com fins de estimular a cadeia produtiva do setor, numa perspectiva cooperativista. É articulado ao Circuito Fora do Eixo -rede nacional de coletivos culturais que seguem os mesmos valores e modus operandis, totalizando 46 pontos pelo país -, sendo o evento apenas uma das ações engendradas pelo grupo que enfoca a cultura jovem e urbana macapaense, crescente e cada vez mais receptiva as novidades apresentadas.

Nenhum comentário: