Mostrando postagens com marcador Stereovitrola. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Stereovitrola. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Primeira noite do III Festival Quebramar

Por Karen Pimenta e Rudja Catrine

Um ano planejando, arquitetando, buscando novas parcerias, consolidando antigas, e tanto tempo gasto não foi em vão. O retorno não poderia ser mais gratificante. Coletivos de outros estados presentes, bandas de fora acrescentando e elogiando o que é de dentro, e a fortificação de um ideal, de um coletivo e seus integrantes. Isso foi o III Festival Quebramar.

O palco


As atividades no dia 09 começaram cedinho. Link ao vivo com a TV Amapá empolgou todos os envolvidos, algo inédito em nossas atividades. Brown-Há (DF) e The Baudelaires (PA) fizeram bonito e tocaram suas músicas com voz e violão às margens do Rio Amazonas.

A noite o festival finalmente iniciou, com uma notícia triste, a falta do Móveis Coloniais de Acajú na programação. Ficamos cabisbaixos, mas o show tem que continuar. Sempre!
Vila Vintém subiu ao palco e tocou ao público sedento por rock and roll.

Vila Vintém


Em seguida, o grunge chega e a galera vai à loucura. Essa foi a Gás 11, que esquentou o palco e público para a entrada dos “Pink floydianos” da Samsara Maya, que foi aplaudidíssima na sua segunda música. Uma mistura de flamenco, com rock. Um flerte que deu certo e contagiou quem foi prestigiar o festival.

Gás 11

A partir daí, alguns empecilhos dos que insistem em jogar “psica” (gíria nortista para maldição) no Quebramar aconteceu. Algumas quedas de energia pararam três vezes o evento, mas a galera não morgou e firme e forte as bandas foram subindo.

Samsara Maya

Tudo normalizado, um show intimista, marcou a presença de Roni Moraes representando a Música Popular Amapaense (MPA) no festival. Se a apresentação de Roni foi calma e serena, a do grupo Berço do Marabaixo levou força do batuque e a musicalidade da terra. É o rock e Marabaixo juntos em prol da cultura amapaense.

Roni Moraes

Os paraenses invadiram o palco, com os megafônicos da Paris Rock que se apresentaram no último Grito Rock Amapá. O público gostou e o público mais ainda. O repeteco deu certo e a banda fez uma bela apresentação.

Paris Rock


A Stereovitrola como sempre realizou um show impecável, acredito que seus seguidores afincos esperaram muito por essa apresentação e a banda deve ter ganhando mais alguns. A cada nova música, a galera pirava com a guitarra psicodélica, e com as batidas eletrônicas. A interação da Stereovitrola com público é incrível, o pessoal pira mesmo!

Stereovitrola


Daí pra frente só deu Terra das Mangueiras na área. A The Baudelaires chegou com seu Power Pop e mostraram a que veio. O público gostou, aplaudiu e ao fim, queriam mais. Por isso a galera foi super receptiva, cantando, batendo palmas, acompanhando as músicas do início ao fim. A galera que não conhecia perguntava “Essa banda é gringa?” “ Essa banda toca cover?”. Não gente! Nada disso.. a Baudelaires é paraense, toca musica autoral e fez um show lindíssimo no Quebramar.

The Baudelaires

Psicodelia com ritmo de carimbó e super performance de palco. A banda paraense Felipe Cordeiro e os Astros do Século, pouco conhecida por essas bandas fechou a primeira noite do Quebramar de maneira totalmente frenética! Tanto que quando o show acabou, todo mundo ainda estava pilhado com a alegria da banda. Duas vocalistas super talentosas, um ritmo quente, pra não deixar ninguém parado, o público delirou com a apresentação deles que se estendeu até alta madrugada, e ninguém arredava o pé!

Uma das vocais do Felipe Cordeiro e os Astros do Século

Ao fim de um dia, começa outro. Que venha mais música. O povo pede!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Começou!

por Jenifer Nunes

Ontem (08), foi dado início na terceira edição do Festival Quebramar!

coletiva de imprensa, no Macapá Hotel

As 10h da manha rolou, no Macapá Hotel, a abertura e coletiva de imprensa do festival. Foi levantada a importância de ações como esta, no sentido de estimular e divulgar a cultura amapaense alternativa, além de promover a circulação e troca de experiência entre bandas, agentes culturais e a sociedade em geral.

Oficina de guitarra, no auditório da Fortaleza de São José

Logo após, todos foram prestigiar, aprender e curtir a oficina de guitarra que estava acontecendo no auditório da Fortaleza de São José de Macapá. Os oficineiros: Alexandre Avelar (Mini Box Lunar), Patrick Oliveira (Stereovitrola), Michel Moura (Sps12), Jaime Lopes (Profétika) e Pablo Henrique (Intruhder), todos músicos de bandas amapaenses, apresentaram seus sets de pedais e explicaram um pouco sobre seus respectivos estilos. Ao lado deles, os guitarristas das bandas Brown-Há (DF) e Juca Culatra e Power Trio (PA), também deram uma palinha do que seria mostrado na sexta-feira.

Marabaixo encerra a primeira noite de atividades

Quando a noite chegou, foi a vez de abrir espaço para que o Marabaixo tomasse conta da Praça da Fortaleza de São José. O povo de fora, que veio especialmente pro festival, deliciou-se com a gengibirra e o som deste ritmo afro-descendente originado no Amapá.

Próximo dia tem mais! Fiquem de olho!

Fotos por: Sandra Borges e Caio Mota

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Festival Quebramar recheado de atividades


Nem só de música é feito o Quebramar. Mesas redondas e workshops fazem parte da programação do festival, que em todas as suas edições buscou a capacitação e reflexão sobre questões pertinentes ao interesse de agentes culturais, jornalistas e músicos locais. Este ano não será diferente.
Abaixo a relação e horários das atividades que serão realizadas no Auditório da Fortaleza de São José de Macapá:

Dia 08
10h – 12h

Oficina livre de Guitarra

Oficineiros:
1. Alexandre Avelar (Mini Box Lunar)
2. Ppeu Ramos (Genezis, Tem Deck?)
3. Patrick Oliveira (Stereovitrola)
4. Fabio Costa (free lancer)
5. Michel Moura (Sps12)
6. Jaime Lopes (Profétika)
7. Pablo Henrique (Intruhder)


Dia 09
14h – 17h

“Redes Sociais, Música e Mercado”
Mediadora: Heluana Quintas

Pablo Capilé (Abrafin – CFE)
Linha Dura (Cufa - MT)
Marcelo Damaso (Festival Serasgum - PA)
Fabrício Ofuji (Moveis Coloniais de Acaju - DF)
Bárbara Andrade (Coletivo Megafônica – PA)
Cléverson Baía (AMCAP - AP)


Dia 10
14h – 17h

“Jornalismo Cultural e a cena independente brasileira”
Mediadora: Jenifer Nunes

Carlos Eduardo Miranda (SP)
Alex Antunes (SP)
Marcelo Damaso (PA)
Fábio Gomes (RS)
Karen Pimenta (AP)
Roberta Scheib (AP)

domingo, 4 de julho de 2010

Stereovitrola (AP)


por Jenifer Nunes

foto por Daniel Nec

No filme de Darren Aronofsky, “O Lutador”, o personagem The Ram (maior lutador de luta livre do 80’s, na história) diz, numa cena lá, que o Kurt Cobain era uma bichinha suicida que veio aos anos 90 só pra acabar com a diversão. A Stereovitrola, banda de Macapá que experimenta o rock desde 2003, sem dúvida, pensa diferente.

Aquele noise gratuito de quem gosta de tudo no volume máximo, e a brincadeira psicodélica de um rock sulista - por vezes moderninho feito um britânico -, faz as músicas do primeiro CD “No espaço líquido”, de 2009, serem de fácil estímulo aos grunges de plantão.

Famosa banda da cena indie amapaense, os garotos apresentam maturidade crescente. Pretendem gravar, ainda esse ano, um ep com novas músicas.



terça-feira, 29 de junho de 2010

Coquetel de lançamento do III Festival Quebramar


Após o sucesso de duas prévias eliminatórias bem animadas, neste sábado (26), o Coletivo Palafita realiza oCoquetel de Lançamento do III Festival Quebramar. O evento, que apresentará a programação oficial, será realizado no Yázigi Internexus a partir das 18h, e contará com shows, mostra de videos e feira de produtos culturais. Ingressos estão a R$3.

Godzilla

Quem apareceu no Batalha das Bandas dias 16 e 23, sabe que a expectativa pelo festival é grande. Ao todo, foram mais de 1.200 votos dos internautas e mais de 450 pessoas nas duas noites do evento, torcendo para sua banda favorita ganhar. O resultado de tanto esforço foi a vitória das bandas Nova Ordem e Vila Vintém, que já garantiram sua vaga.

Mini Box Lunar

Uma coisa é certa: o Quebramar acontecerá dias 08, 09 e 10 de julho. Serão três dias de muitas atividades, shows, palestras e workshops. O cenário será novamente o Anfiteatro da Fortaleza de São José, e desta vez, contará com festas afters.

Stereovitrola

Enquanto julho não chega, quem tiver afim de curtir uma festa massa e sacar de primeira as novidades do Quebramar, poderá se divertir neste sábado (26) com a apresentação das bandas Mini Box Lunar, Stereovitrola, Godzilla e a Blue House.

SERVIÇO

O QUE: Coquetel de Lançamento do III Festival Quebramar

QUEM: Mini Box Lunar, Stereovitrola, Godzilla e Blue House

QUANDO: sábado (26), a partir das 18h

QUANTO: R$3

ONDE: Yázigi Internexus